O sistema de esgotamento sanitário (SES) pode ser definido como um conjunto de instalações, obras e serviços para que a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final do esgoto possam ser proporcionados de forma adequada à comunidade.

O esgoto doméstico é aquele que vem das residências e dos estabelecimentos comerciais. São locais que têm banheiros, cozinhas e lavanderias, e o esgoto é composto essencialmente de excretas (urinas e fezes), água de banho, detergente, sabão e água de lavagem.

O sistema de esgotamento sanitário é pensado considerando a seguinte composição: 99,9% de água e apenas 0,1% de outros dejetos (sólidos).

Atualmente Lucas do Rio Verde conta com mais de 11 mil ligações de esgoto.

MEDIDAS PARA EVITAR ENTUPIMENTOS NA REDE DE ESGOTO

  • Em casa: Construir corretamente a caixa de gordura – que recebe a água da cozinha – e também a caixa de passagem – que recebe as águas do banheiro e do tanque;
  • No banheiro: Toco de cigarro, absorvente, papel, grampo, camisinha e outros objetos devem sempre ser jogados no lixo e não no vaso sanitário;
  • Na cozinha: Jogar cascas de frutas e legumes, restos de verduras e sobras de comida no lixo, e não na pia;
  • Na caixa de gordura: Verificar, mensalmente, o estado da caixa de gordura. Sempre que houver uma camada de gordura boiando, ela deve ser retirada, colocada em um saco plástico e, em seguida, jogada no lixo; 
  • No tanque: Usar sempre o ralinho ou a grade de proteção, para que pequenas peças de roupa não entrem pelo esgotamento do tanque.

PEDIDO DE LIGAÇÃO DE ESGOTO

O usuário deve comparecer à sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), localizada na rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde, ou ligar para o número (65) 3549-7700.

ATENÇÃO

Entre em contato com o Saae para saber o valor da taxa de ligação e a porcentagem base para o cálculo de consumo de água.

Comunicados

COMUNICADO - 25 DE FEVEREIRO DE 2022

25/02/2022 a 06/04/2023 | Horário: 08:00 às 18:00