25/04/2024 12:22:42

Por SAAE
11/05/2018 17:52:00

(Foto: SAAE)

Durante o lançamento das obras, a prefeitura também apresentou a praça do bairro revitalizada

Com a presença de alunos, servidores e autoridades, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou no final da tarde desta quinta-feira (10) a entrega da revitalização da praça do Bairro Menino Deus e lançou a obra do sistema de esgotamento sanitário.

Durante os últimos meses, a praça do bairro recebeu diversas melhorias em parceria com a Comunidade Menino Deus. Com a reforma, o espaço ficou mais bonito, proporcionando mais conforto para o lazer e a prática de esportes.

Entre as ações realizadas estão a ampliação do estacionamento, plantio de grama, plantio de árvores, colocação de 100 mil unidades de pavers, 90 unidades de tubos de concreto, 300 peças de meio-fio, 56 m³ de concreto usinado e melhorias na iluminação de superpostes. O campo de futebol ganhou novo gramado, terraplanagem, instalação de alambrado, construção de bancos de reserva, traves e redes novas, pintura, iluminação e instalação de tela nova.

“Criamos o Programa Revitalizar para organizar e arrumar os espaços de Lucas do Rio Verde. A praça ficou muito bonita com novas estruturas, iluminação, tudo com muito capricho. Agradeço a parceria da comunidade nesse trabalho e espero que o cuidado da população, que tenha consciência do cuidado para manter sempre essa praça bonita”, destacou o prefeito Luiz Binotti.

Outra importante obra para o município foi lançada ontem. É a retomada do projeto de implantação do sistema de esgotamento sanitário. O projeto contará com cerca de 770 ligações domésticas no bairro Menino Deus, beneficiando aproximadamente 3 mil pessoas.

A obra é em convênio com o Governo Federal, por meio da Funasa, com recursos do PAC 2. Para aquisição de materiais, o governo destinou R$ 4,2 milhões. A contrapartida do Município será R$ 1,6 milhão para pagamento da mão de obra e para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto será viabilizado um novo financiamento no valor de R$ 4 milhões. Além da rede de coleta nas ruas, a obra contempla duas Elevatórias de Esgoto Bruto responsáveis por recalcar o esgoto até a estação de tratamento. A previsão de término é dezembro deste ano.

Atualmente, Lucas do Rio Verde conta com 38% de cobertura da cidade com coleta e tratamento de esgoto sanitário, o que representa cerca de 6,3 mil ligações. Com a ampliação da rede, passará para 42,4%.

O diretor do Saae, Raimundo Dantas, explicou que esta é uma obra muito importante não só para o bairro Menino Deus, mas para o município como um todo, que avança agora para a universalização do esgoto. “Primeiramente era uma obra para cinco ruas somente, que era o PAC, e nós, através da gestão que começou lá atrás, trabalhamos para a ampliação desse projeto pra todo o bairro. Nós estamos começando essa obra pra finalizar todo o Menino Deus, que será contemplado com rede e tratamento de esgoto”, disse.

Para o prefeito, “isso é saúde pública, é valorização do bairro, acredito que está de parabéns toda população, todo bairro Menino Deus, e quero parabenizar também toda equipe de servidores, que trabalhou incessantemente para que a gente pudesse nesse dia viabilizar a retomada das obras. Futuramente queremos eliminar as lagoas de tratamento com a instalação de estações. É o tipo de obra, subterrânea, que até pouco tempo atrás a população não ligava muito, mas hoje a consciência mudou. Com as obras, teremos um pouco de transtornos, mas pedimos a compreensão dos moradores porque vai ser pelo bem de todos”, completou.

Na oportunidade também foi realizada a entrega de cinco motocicletas para o Saae e um caminhão hidrojato de alta pressão. O investimento total foi de R$ 675 mil, sendo R$ 45 mil para as motos e R$ 630 para aquisição do caminhão. “Esse caminhão é uma necessidade para o município para fazer a manutenção periódica das redes de esgoto. É uma ferramenta importante para a prefeitura também para ajudar na limpeza das bocas de lobo, é um equipamento fundamental para o nosso trabalho no dia a dia. E as cinco motocicletas são fruto da venda de outros veículos que estavam dando muita manutenção. As motos serão utilizadas pelas equipes que atendem o dia a dia nas ruas, leituristas e fiscais de rede”, informou Raimundo Dantas.

Fotos: