28/03/2024 21:31:02

Mais de 280 quilos de resíduos são recolhidos durante limpeza no Lago Ernani Machado e Parque dos Buritis

Material coletado foi levado para a reciclagem; Ação voluntária foi realizada em alusão ao mês do Meio Ambiente
03/06/2023 15:00:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Carla Braganholo)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), recolheu 286 quilos de resíduos durante a limpeza no Lago Ernani José Machado e Parque dos Buritis.

A ação voluntária envolveu dezenas de pessoas, dentre elas, representantes das Secretarias de Cultura e Lazer, Governo, Assistência Social e Habitação, Guarda Civil Municipal, 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar, Escola Estadual Dom Bosco e servidores. O Prefeito Miguel Vaz e a Primeira Dama, Janice Ribeiro também estiveram presente na atividade.

“Nossa equipe fez questão em participar. Já agimos dessa maneira ecológica no dia a dia dentro da empresa e poder externar isso é sensacional. Somos poucos, mas sem dúvidas com força e vontade o suficiente para irmos atrás de grandes resultados para toda a comunidade”, conta o voluntário Marcelo Sheneider, gerente de utilidades do Instituo BRF.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, ressaltou a importância de ações como essa para o cuidado com os locais de natureza e acesso livre à população. “Somos agraciados com esses ambientes em nossa cidade, que nos permite explorar, de forma consciente, durante uma caminhada ou passeio. Por isso, é necessário que as pessoas se conscientizem sobre a preservação. As pequenas atitudes geram grandes impactos”, ressaltou.

Durante a ação, foi possível encontrar diversos materiais descartados incorretamente às margens do lago e ao longo da pista de caminhada, causando acúmulo de sujeira nos locais e a proliferação de insetos e doenças

De acordo com Jailton Marques, coordenador de resíduos do Saae, que participou dos trabalhos foram recolhidos o equivalente a quatro contentores de materiais recicláveis, como garrafas, copos, papelão, sacolas, entre outros. “Tudo isso será encaminhado ao Ecoponto para a realização da triagem com beneficiamento de materiais recicláveis da coleta seletiva, realizada sob operação da Cooperativa Arcor Lucas”, explicou.

SAAE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE