28/05/2024 08:07:00
https://saae.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/154/

Confira quando o caminhão da coleta de lixo passa no seu bairro

O serviço é feito de segunda à sábado pelo Saae
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
07/07/2022 08:00:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Patricia Pires)


De segunda a sábado, o caminhão da coleta de resíduos comuns percorre as principais avenidas e bairros de Lucas do Rio Verde para fazer a recolha do lixo residencial, seja ele úmido (contentor laranja) ou reciclável (contentor azul). Confira no cronograma abaixo o dia da semana em que o caminhão passa no seu bairro

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), responsável pela coleta de resíduos, um dos objetivos de intensificar a divulgação do cronograma da coleta é conseguir melhorar ainda mais os indicadores de reciclagem do lixo no município.

Isso porque, além de colaborar com o meio ambiente e deixar a cidade bonita e organizada, o material reciclado no município também se transforma em renda para as famílias de 17 cooperados que atuam na separação do lixo no Ecoponto.  

Conforme levantamento da autarquia, os bairros que mais reciclam o lixo na cidade são Bandeirantes, Parque das Emas, Centro, Pioneiro e Industrial. Já os bairros com piores índices de reciclagem são: Jaime Seiti Fujii, Rio Verde, Bom Jesus e Veneza. 

O coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques, salienta que a colaboração da população é fundamental para o bom desempenho do serviço de coleta, cuidando dos contentores e destinando o lixo de forma correta, colaborando ainda para a geração de renda aos cooperados. 

“Pedimos a ajuda da população para que, nos contentores, destinem apenas os materiais que devem ser colocados lá: o container laranja é para resíduo úmido e o azul para o reciclável. Materiais como entulho, restos de obras, cortes de grama e galhos, móveis e eletrodomésticos precisam ser descartados no cronograma de limpeza urbana, da Secretaria de Obras”, salientou o responsável pelo Ecoponto. 

Jailton acrescenta ainda que o sistema de coleta é imprescindível para deixar a cidade limpa e organizada, evitando a proliferação de muitas doenças. “Não mudem os contentores de lugar, que já foram colocados nos locais certos pelo Saae. Não deixem a tampa aberta, pois esse lixo deixou de ficar na frente das casas, não trazendo doenças. Uma cidade limpa é um lugar melhor para se viver”, disse o servidor. 

ATENÇÃO, confira abaixo:

Cronograma de coleta de lixo comum (contentores laranja e azul)
Cronograma de limpeza urbana (deixar os materiais em frente à residência)

 

SAAE INFRAESTRUTURA E OBRAS

Fotos: