07/05/2024 16:16:56
https://saae.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/297/

Alunos do curso de Engenharia Civil visitam ETE

Ao todo, 10 estudantes do 8º semestre realizaram aula de campo com a disciplina Redes de Água e Esgoto
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
23/10/2023 14:00:00

(Foto: Reprodução)


Estudantes da turma do 8º semestre do curso de Engenharia Civil da Unilasalle estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, participando de uma aula prática para conhecer o sistema operacional da estação. A visita ocorreu no sábado (21), e os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprender todo o processo de tratamento de esgoto na prática.

“Estamos sempre dispostos a apresentar nosso trabalho à sociedade. As pessoas devem saber a importância de uma ETE. Foi muito bom passar para os estudantes um pouco do que sabemos, afinal são anos de experiência na área”, frisou a engenheira sanitarista da autarquia, Patricia Heintze.

Para a professora do curso, Eduarda Oliveira Dourado, a visita técnica proporcionou aos estudantes consolidar o aprendizado e a compreender a relevância das teorias estudadas. “Conseguir conciliar a aula teórica com a prática torna o ensino mais fácil de ser compreendido. A visita permitiu que nossos estudantes não apenas entendessem os processos de tratamento de esgoto, mas também vissem a conexão direta entre o que estão aprendendo em sala de aula e sua aplicação no mundo real.  Todos estão muito empolgados com a disciplina de redes e água e esgoto, graças à aula de campo. Agradeço, em nome dos meus alunos, a disponibilidade da equipe do Saae em nos receber e dedicar um pouco do tempo e conhecimento para os alunos. Sem dúvidas, a visita à ETE serviu como um exemplo vivo de como a educação teórica se traduz em ações práticas e soluções reais para os desafios ambientais”, concluiu. 

A visita foi acompanhada pela engenheira sanitarista, Patricia Heintze, operador da ETE, Eder de Almeida e o encarregado do setor de água do Saae, Hallan Ferreira de Pinho, cujas explicações e experiências foram atentamente recebidas pelos alunos e a professora.

SAAE

Fotos: