14/05/2024 17:28:52

Cuidado com a saúde física e mental é tema de capacitação no Saae

O objetivo é alertar sobre adaptação e fatores no ambiente de trabalho
27/07/2023 11:00:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)

Os servidores administrativos e operacionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde participaram, na manhã nesta quinta-feira (27), de uma palestra dinâmica e informativa com o tema “Stress”. O gestor educacional e massoterapeuta, Paulo Teixeira de Almeida tratou de diversos tópicos sobre síndrome do pânico, depressão, ansiedade e de como manter a saúde física e mental.

“A saúde mental também está relacionada à forma como as pessoas reagem às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmonizam suas ideias e emoções diariamente, principalmente no ambiente de trabalho. É muito comum as pessoas disfarçarem que estão estressadas ou com algum problema. Fingir que está tudo bem tem um grande peso e, na maioria das vezes, quando a pessoa não consegue mais guardar o sentimento para si, isso acaba sendo mais dolorido”, comenta o palestrante, Paulo Teixeira de Almeida.

Durante a conversa, os servidores puderam entender os inúmeros fatores, como a capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, aliado à satisfação de viver, do reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências e de nos relacionarmos com outras pessoas.

A dinâmica da conversa foi elogiada pelos servidores pela maneira apresentada com um tema rotineiro na vida de todos.

O coordenador do setor de frotas, Leandro Laercio Cardoso de Lima, disse ter compreendido muitas coisas, principalmente ficar alerta aos sintomas excessivos ocasionados pelo estresse.
“No dia a dia passamos por diversas situações e ignoramos o que acaba nos deixando estressados e, infelizmente, descontamos em outra pessoa, dentro de casa ou de alguma maneira negativa em nossa vida. O assunto é sério e precisamos ficar atentos para que não tenhamos o pensamento de que é normal se estressar no dia a dia”, afirmou.

Com o objetivo de qualificar e motivar os servidores para que possam desempenhar suas funções com eficiência e qualidade, a administração da autarquia realiza diversas atividades e momentos sobre essa temática e outros assuntos necessários.

Fotos: