07/05/2024 01:15:06

Estação de Tratamento de Esgoto recebe visita de alunos da rede municipal

Os estudantes puderam conhecer a importância do saneamento básico e aproximar teoria e prática
04/10/2023 08:00:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)

Um grupo de 30 estudantes do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Olavo Bilac, realizou uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Saae. O objetivo da visita era fomentar a importância de cuidar do meio ambiente.

Durante a aula de campo, os alunos acompanharam todas as etapas do processo de tratamento de esgoto: tratamento preliminar, tratamento secundário, tratamento da fase sólida e lançamento do efluente tratado no corpo hídrico. Ainda puderam aprender como os resíduos são separados através da proliferação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica do efluente.

“É muito bacana ter essa oportunidade de conhecer o local onde chega o esgoto da nossa casa, como ele é tratado e a maneira que volta para nós. Eu pude compreender a necessidade de termos consciência do que descartamos ou não pelo ralo e vaso sanitário. As vezes a gente acha que é só jogar e dar descarga, mas é muito além. Dependendo do produto ou objeto, compromete todo o trabalho da equipe aqui na ETE, e consequentemente o resultado do serviço devolvido à população”, disse o aluno do 6º ano, de 11 anos, Júlio Daniel.

Para a professora da turma, Marta Brizola, é de suma importância mostrar aos estudantes os conceitos de educação ambiental por meio do saneamento básico e a mesma parabenizou o Saae pelos serviços prestados aos luverdenses. “Os alunos consideraram a visita muito positiva, pois puderam esclarecer dúvidas e ver na prática todo o processo de tratamento e os impactos positivos. Sem dúvidas eles estão levando uma experiência enriquecedora para a vida deles. O trabalho que o Saae realiza é lindo de conhecer. Saber que vocês fazem é uma coisa, ter conhecimento e compreensão do que é feito, é gratificante. A população luverdense precisa ser mais colaborativa para que os resultados das ações da autarquia sejam cada vez melhores”, afirma a profissional de educação.

No local, a visitação foi coordenada pelos operadores da Estação de Tratamento, Eder de Almeida Rosa e Alexandre Daniel Dewes, além do técnico em química da autarquia, Cassio Rayol.