07/05/2024 11:39:04

Estudantes participam de visita guiada pelo Ecoponto

Turma com 10 crianças conheceu de perto a estrutura e funcionamento do local
03/10/2023 13:00:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, recebeu, no Ecoponto, a visita de estudantes do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Dois Mil. A turma de 10 alunos, com idade entre 8 e 10 anos, teve a oportunidade de ver de perto a estrutura e funcionamento do local.

“Eu fico muito feliz em receber as nossas crianças, que precisam conhecer de perto esse trabalho tão importante que executamos para o município. Desde pequenas, elas precisam se aproximar e saber a forma correta de realizar o seu próprio descarte, podendo assim, trazer resultados positivos para o meio ambiente”, disse Jailton Marques, coordenador de resíduos da autarquia.

Durante a visita, inúmeras informações foram passadas como, por exemplo, o vidro que vira areia após a trituração.

“Vi que precisamos separar o lixo seco do úmido para ajudarmos o mundo e as pessoas que trabalham aqui. Foi muito bom vir aqui e ver de perto o que a professora ensina para a gente e a minha mãe fala em casa para mim. Eu gostei demais. É tudo muito legal”, contou o Gabriel Bertotti, de oito anos.

Acompanhando a turma, a professora Tallita Araújo, destacou a importância da visita guiada para o aprendizado de cada criança. “Diariamente exerço a função de ensiná-los, mostrando o funcionamento e organização das coisas. E, estar aqui, é fixar o entendimento e ampliar o conhecimento deles de um assunto tão importante, como a reciclagem e preservação do meio ambiente. Sem dúvidas, eles voltarão para casa com uma nova maneira de enxergar o lixo que produzem e passar os ensinamentos para os seus pais e familiares”, observou a profissional da educação.

O objetivo da visita foi conhecer como é feito o manejo de resíduos sólidos urbanos do município, pois Lucas do Rio Verde possui manejo de resíduos sólidos 100% mecanizado e 100% de coleta seletiva na cidade e nas comunidades rurais.

Sobre a visitação guiada
A visita é uma iniciativa que possibilita o conhecimento de onde partem as ações que influenciam diretamente a vida da população.

Escolas municipais, estaduais e particulares interessadas em realizar uma visita guiada ao Ecoponto podem fazer o agendamento pelo telefone: (65) 3549-7700 ou (65) 99925-8035.

O Saae está à disposição da comunidade escolar para abrir os espaços, permitindo que os alunos conheçam o local e se tornem cidadãos conscientes de sua participação na sociedade.