28/04/2024 15:54:33

Fiscalização combate ligações clandestinas de água em Lucas do Rio Verde

Até o último mês, mais de 2.500 fiscalizações foram realizadas e 1.962 notificações emitidas
27/12/2023 11:00:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Carla Braganholo)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, têm intensificado o combate às ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”. O objetivo do departamento de fiscalização da autarquia é diminuir o número de fraudes no sistema de distribuição.

“Tudo o que burla ou desvia a mediação da rede de água convenciona-se chamar de ligação clandestina”, frisa Valdiano Sousa, fiscal de rede do Saae. De acordo com ele, existem fraudes feitas nos equipamentos de leitura utilizando itens como arame e agulhas, entre outros. “São várias formas de fraudar os hidrômetros, mas estamos sempre atentos”, acrescenta.

A autarquia realiza o mapeamento das áreas onde há ligações clandestinas. Se comprovada a irregularidade, o infrator é notificado e deve comparecer à sede do Saae, na Rua Catuípe, 1889-E, bairro Rio Verde, dentro do prazo de 10 dias úteis e apresentar um recurso ou defesa da situação irregular encontrada. A multa é pesada e pode chegar até o equivalente a R$ 850,00, podendo esse valor ser duplicado em algumas situações, conforme o Decreto 2544/2013. Além da multa, o infrator poderá responder à ação judicial, já que a atitude representa crime de furto conforme o art. 155 do Código Penal.

“A ligação clandestina é crime. É uma situação que onera o poder público, não apenas pela questão financeira, mas também pela perda de água na rede”, explica o diretor do Saae, Mauricio Fossatti.

Em 2023 foram realizadas 2.568 ordens de fiscalização, onde constatou em 38 ligações irregulares de água, além de outras infrações. “A quantidade de ocorrências é bem pequena, diante das quase 30 mil ligações de água que temos atualmente. Mas, a equipe da fiscalização continuará em um permanente trabalho para garantir que uma pequena parcela de fraudadores não prejudique toda uma população”, acrescenta Gilson Borges, fiscal da equipe operacional do Saae.

O Saae conta com o apoio da população para realização de denúncias sobre casos de ligações clandestinas, através do 115, (65) 3549-7700 ou via WhatsApp no número (65) 9 9339-1836.