28/04/2024 00:15:41

Resíduo sólido é tema de discussão em Fórum Regional

O evento teve como objetivo o desenvolvimento coletivo e bem-estar de toda a população
15/09/2023 17:00:00

(Foto: Sec. Agricultura e Meio Ambiente / Luciano Luppo)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae)  e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, participaram nesta sexta-feira (15), do 1º Fórum de Secretários Municipais, em Sorriso. O evento promoveu compartilhamento de conhecimentos e troca de experiências.

Assuntos fundamentais para o fortalecimento da gestão pública foram explorados, onde teve como discussão duas temáticas com alto impacto na atualidade, sendo: A Nova Lei de Licitação e Concessões Públicas (consórcios) com foco em Gestão de Resíduos Sólidos. Ainda no encontro, foi realizado a apresentação, estímulo construtivo e aperfeiçoamento das ações em cada área de atuação, visando o desenvolvimento coletivo e bem-estar de toda a população.

Para Mauricio Fossatti, diretor da autarquia, a necessidade de pautar permanentemente a gestão e manejo de resíduos na cidade é fundamental. “Esse encontro nos oportuniza realizar uma dinâmica e integração com várias outras áreas da administração municipal. São diversos desafios, como priorizar a diminuição da geração de resíduos, a inclusão aos processos de reciclagem e a sua reversão financeira”, pontuou.

Na ocasião foram trazidos casos exitosos como o Painel Municípios Cases em Gestão de Resíduos Sólidos e Painel Consórcios Cases Gestão de Resíduo.

“É necessário encontrar soluções rápidas e radicais, baseado em novos olhares e perspectivas para esse assunto. Já é comprovado que o lixo pode se transformar em coisas muito valiosas. Podemos dizer que enterrar lixo é enterrar dinheiro, então é preciso que haja mudanças e que os gestores façam das oportunidades, grandes ações sustentáveis para o seu município”, destacou o consultor e ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros.

A programação foi promovida pela Prefeitura de Sorriso e Sebrae MT e contou com a presença de secretários e diretores de diversas pastas de todo o estado de Mato Grosso, entre eles o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Paulo Nunes.

“Participar desse tipo de evento amplia a discussão e abre novas ideias para a destinação dos resíduos e, com as orientações do Tribunal de Contas sobre a legalidade de projetos, passa mais segurança para seguirmos as normas. Nossa cidade está no caminho certo e com os investimentos da gestão, em pouco tempo seremos referência em tratamento de resíduos”, conclui o secretário.

SAAE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Fotos: