20/05/2024 13:47:47

SAAE firma parceria com reeducandos

reduzindo o custo de mão de obra
Por saae
26/05/2017 17:21:00

(Foto: saae)

Foi aprovado nesta semana na Câmara de Vereadores, um projeto que autoriza Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Lucas do Rio Verde a firmar termo de contratação e intermediação de mão de obra dos recuperandos da Cadeia Pública, do Sistema Penitenciário Estadual com a Fundação Nova Chance.

De acordo com o diretor do SAAE, Raimundo Dantas, a parceria colaborará diretamente nos custos que a autarquia tem para a aquisição de tubos e peças de concreto e pré-moldados.

“Quando falamos nessa parceria o que está em foco não é apenas a redução dos custos que teremos, mas também a responsabilidade social em colaborar com a inserção desses reeducandos, pois eles estão trabalhando reduzindo sua pena e ainda aprendendo uma profissão” disse o diretor.

Recentemente o município retomou as obras de esgotamento sanitário no bairro Menino Deus e o mesmo fará entroncamento com a BR-163, na Avenida da Produção e seguirá até às proximidades da Ponte do Rio Verde. Segundo o SAAE serão utilizados cerca de 800 tubos, algo em torno de dois quilômetros.

“A confecção destes tubos por parte dos recuperandos é economicamente viável, inclusive vantajoso para nós, pois fica mais ágil, não temos despesas com transporte ou frete e o prazo de entrega é muito rápido”, explicou o diretor.

Segundo o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) da Caixa Econômica Federal, hoje um tubo de concreto nos moldes que serão utilizados na rede em Lucas do Rio Verde custa em média R$ 477,00 com a contratação da mão de obra dos reeducandos, o custo cai para mais da metade, cerca de R$ 230,00.

A Fundação:

A Fundação é de responsabilidade da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH/MT) e tem como objetivo a reinserção social de detentos, além de auxiliá-los na recuperação psicológica e social, bem como na assistência familiar.