29/03/2024 05:54:07

Saae intensifica operação para desativar ligações clandestinas de esgoto em Lucas do Rio Verde

Os bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia apresentaram grandes casos de irregularidade
Por Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
29/03/2023 09:00:00

(Foto: Reprodução)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde retomou nesta semana a operação para identificar e realizar os tamponamentos de ligações clandestinas de esgoto nos bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia.

Algumas regiões do município não possuem rede de esgoto liberada para o uso. Assim, a equipe, em conjunto com a fiscalização, vem executando o monitoramento da rede para identificar os infratores e evitar o transbordamento do esgoto lançado nessa rede que não possui a Estação de Tratamento para receber os efluentes lançados, os quais ficam parado na tubulação e consequentemente transbordam nas vias públicas.

Segundo o fiscal de rede da autarquia, Valdiano da Silva, não é admissível que ainda haja moradores descartando efluentes para a via pública. “Além de ser uma infração ambiental que prejudica não só o meio ambiente, mas também toda uma população residente naquela área. A situação é séria, porque trata-se principalmente da questão de saúde pública, existindo a probabilidade de contaminação por microrganismos tendo como consequência doenças e infecções, caso esses efluentes continuem sendo lançados irregularmente”, ressalta.

O morador deve providenciar o lançamento dos efluentes em fossa séptica e sumidouro dentro do lote, fazendo a limpeza periódica conforme necessidade. Caso contrário, o responsável do imóvel é notificado previamente pelo Saae e terá um prazo de 15 dias úteis para a remoção da ligação clandestina. Caso não haja a regularização do uso indevido de esgoto, é aplicado um auto de infração, gerando uma multa de até R$ 3 mil, onde o cidadão tem o prazo de até 10 dias para contestar este tipo infração na autarquia, que fica localizada na Rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde.

Como denunciar?
Caso veja alguma irregularidade, denuncie por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.

Fotos: