27/04/2024 16:42:15
https://saae.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/280/

Saae intensifica orientação sobre a rede de esgoto com informativo nas faturas de água

A entrega está sendo feita nos bairros onde ainda não há liberação do uso da rede de esgoto
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
18/09/2023 13:15:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Yuri Cardozo)


Nesta semana, os contribuintes estão recebendo junto às faturas de consumo de água, um informativo sobre a rede de esgoto. A entrega está sendo realizada em cinco bairros do município, sendo: Amazonas, Primaveras II, Bom Jesus, Parque das Araras, Jaime Seiti Fujii. 

O informativo impresso traz um descritivo sobre os bairros não possuírem rede de esgoto disponível para o uso, e que é expressamente proibida, ligações clandestinas a rede de água ou esgoto, podendo gerar multa e penalidade, conforme o artigo 155, do Código Penal. 

“Com essa ação, o Saae busca garantir um menor impacto em relação aos números de ligações clandestinas, além de mostrar que a equipe está comprometida com o bem-estar da população e sempre à disposição para atender as demandas relacionadas a esses serviços”, conclui o diretor da autarquia, Mauricio Fossatti.

A ligação de esgoto clandestina acontece quando o esgoto de um imóvel é ativado na rede pluvial, ao invés da rede de coleta de esgoto. A atitude pode trazer problemas como o rompimento das redes ou mesmo o retorno de esgoto nas residências, causando também, problemas de saúde pública e ambientais.

A previsão é de que cerca de 3 mil residências sejam notificadas de maneira preventiva. O texto informativo está diretamente no corpo de dados da fatura impressa e digital, ao solicitar a 2ª via.
 

SAAE