03/05/2024 10:19:33

Saae orienta luverdenses para manter tampa dos contentores fechada

As tampas fechadas auxiliam na saúde pública, evitando a propagação de pragas e doenças
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
07/02/2023 08:21:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde alerta a população sobre manterem as tampas dos contentores fechadas, especialmente durante o período chuvoso. A autarquia recomenda os cuidados para que seja evitado o derramamento de chorume que pode escorrer nas ruas e avenidas durante a coleta de lixo.

De acordo com o diretor do Saae, Maurício Fossati, com as tampas abertas, o volume de descarte de resíduos aumenta no aterro sanitário. “Só neste mês foram 500 toneladas a mais que o normal e 150 mil acima da média do período de estiagem. Além disso, o material que seria reciclável se perde por estar molhado”, explica.

O Saae ainda orienta que as tampas fechadas auxiliam na saúde pública, evitando a propagação de pragas e doenças.

A autarquia faz também o apelo ao bom senso, para que os moradores não coloquem os chamados “monstros”, como colchões, móveis ou resíduos elétricos e eletrônicos, junto aos contentores. Esses materiais dificultam o trabalho dos profissionais de higiene urbana e da gestão de resíduos que, todos os dias, continuam a garantir este serviço essencial.

Como denunciar?

Caso veja alguma irregularidade, denuncie por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.