28/04/2024 14:36:05

Saae realiza coleta mensal para monitoramento do Rio Verde

Análise de parâmetros segue exigências da legislação ambiental
14/09/2023 07:30:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Carla Braganholo)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, busca sempre contribuir com o meio ambiente no município. Com isso, nesta quarta-feira (13), técnicos da autarquia realizaram pontos de coleta de água superficial no corpo receptor do Rio Verde, com o objetivo de monitorar os parâmetros ambientais físico-químico e microbiológico nos locais, seguindo os critérios exigidos pelos órgãos fiscalizadores e normativos.

Os parâmetros que foram realizados no Rio Verde foram o pH (potencial hidrogeniônico), oxigênio dissolvido e a temperatura da amostra in situ, utilizando-se de uma sonda, que mostra os resultados instantaneamente, implantando um controle e monitoramento das águas do Rio. Os demais ensaios são realizados internamente no laboratório terceirizado.

O efluente final tratado nas estações deve garantir e atender os padrões de qualidade e que preconizam os padrões do Conama 430/2011 e Conama 357/2005. O tratamento de esgoto doméstico se dá em locais denominados Estações de Tratamento de Esgoto - ETE, que têm por objetivo reduzir a quantidade das cargas orgânicas presentes no efluente bruto, através de processos químicos e biológicos.

“As coletas aqui no manancial são realizadas mensalmente para que o Saae assegure a qualidade dos serviços prestados à população. Além das análises que são realizadas pelo laboratório externo terceirizado, a nossa equipe também realiza análises periódicas de monitoramento com o intuito de otimizar a operação e garantir a qualidade dos serviços prestados, desse modo para realizar as análises ambientais são utilizados equipamentos adquiridos pela autarquia”, destaca Cassio Rayol, técnico em química do Saae.

Diversos fatores são atribuídos para obter resultados satisfatórios, como: conhecimento do corpo receptor, características do efluente bruto e tratado, monitoramento dos parâmetros a jusante e montante do ponto de lançamento, capacidade de autodepuração do Rio, diluição do corpo d’água, legislação ambiental vigente e consequências do lançamento do efluente.

Dentre as ações, coleta, análise, disposição do resultado e proposta de melhoria quando necessário, o Saae visa levar informações para a melhoria da salubridade do recurso hídrico disponível para o consumo humano e assegurar condições de vida fecunda vindo dessa fonte indispensável.