28/04/2024 07:27:09

Apresentação cultural trabalha a separação de lixo e reciclagem com as crianças

Tema foi abordado para conscientizar descarte correto, reutilização e reciclagem
19/02/2024 09:00:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Janderson Kavano)

Dando continuidade as ações que visam ampliar a coleta seletiva para a população luverdense, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Secretaria de Cultura Turismo e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou atividade lúdica sobre a importância da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente. O público-alvo foi crianças e adolescentes que frequentam a Biblioteca Container, no bairro Jaime Seiti Fujii.

“A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e, por isso, adotar pequenas atitudes na rotina e estimular sobre a separação e destinação correta dos resíduos é tão necessário. Quando a gente passa essa responsabilidade para cada criança, elas levam para a família e divide o aprendizado com parentes e vizinhos”, explica o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques.

A atividade contou com apresentação musical, paródias, presença das mascotes da autarquia, demonstrativo sobre o “Projeto de Olho no Óleo” e explicações teóricas sobre a importância da reciclagem e dos serviços executados pelo município, além de alertá-los para os problemas do descarte ilegal de resíduo, mostrando como cada um deles podem contribuir para manter um ambiente mais limpo e equilibrado.

Coleta seletiva
Lucas do Rio Verde possui cerca de 5 mil contentores, para separação dos resíduos recicláveis (contentor azul) e úmido (contentor laranja), garantindo a separação do lixo doméstico e evitando a exposição à chuva e aos animais.

Nos contentores de cor azul podem ser dispensados resíduos secos, como plásticos, papéis, vidros e metais. Já nos da cor laranja, apenas úmidos, como restos de alimentos e lixo de banheiro.

No município a coleta seletiva é feita com os caminhões e realizada de segunda a sexta (bairros e distritos), de 3h às 17h. Confira o cronograma.

SAAE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO

Fotos: