Lucas do Rio Verde possui 100% de coleta seletiva na área urbana, administrada e realizada pelo Saae.

A coleta seletiva é realizada diariamente, das 3h às 17h, conforme cronograma. A orientação é que a população realize o descarte do resíduo nos contentores, sendo o lixo orgânico no contentor laranja e o lixo reciclável no contentor azul. Cada um tem um caminho e um reaproveitamento diferente.

Todo o material reciclável coletado no município é encaminhado para o Ecoponto, localizado na rua Ágata, nº 1312, bairro Tessele Júnior, onde integrantes da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Lucas do Rio Verde (Acorlucas) fazem a separação do reciclável para comercialização.

Os demais resíduos coletados e o refugo (sobra da reciclagem) são destinados ao aterro sanitário, que é comandado por uma empresa terceirizada.

A autarquia possui cerca de cinco mil contentores distribuídos pela cidade, dois veículos lavadores e oito caminhões de coleta.

Confira algumas dicas do que pode ou não ser disponibilizado para a coleta seletiva:

O QUE É RECICLÁVEL?

Papel: jornais, revistas, folhas de caderno, formulários, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes, embalagens Tetra Pak (caixas de leite, sucos), cartolina, papelão, caixas, entre outros.

Vidro: garrafas, copos e recipientes em geral, entre outros.

Plástico: embalagens pet (refrigerante, suco, óleo, vinagre etc.), pote de margarina, copos, materiais de limpeza, canos e tubos, sacos plásticos, frascos de xampus, entre outros.

Metal: latas de óleo, de leite em pó, de refrigerante, de alimentos como sardinha, atum, molho de tomate, entre outros.

 

O QUE NÃO É RECICLÁVEL?

Papel: carbono, higiênico, metalizado, celofane, plastificado, sujo, etiqueta adesiva, guardanapo, papel toalha, tocos de cigarro, fotografias, fita crepe, papéis engordurados, entre outros.

Vidro: espelhos, vidros planos, cristal, ampolas de medicamentos, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV, entre outros.

Plástico: cabos de caneta, tomadas, cabos de panela, espuma, teclado de computador, acrílicos, embalagens metalizadas (como de salgadinhos), mistura de papel com plástico e metal, entre outros.

Metal: clipes, grampos, esponjas de aço, canos, latas de tinta, latas de combustível, pilhas, baterias, entre outros.

Vale ressaltar que embalagens de isopor, como as utilizadas para embalar frios em supermercados, marmitas e as que vêm em caixas de eletrodomésticos e eletrônicos, não são recicláveis e devem ser colocadas no lixo comum.

 

COMO SEPARAR O RECICLÁVEL?

Você deve colocar o material reciclável em um saco de lixo separado do lixo úmido (restos de alimentos, cascas de frutas etc.).  Recomenda-se que os materiais recicláveis sejam lavados, de preferência com água de reuso, e seco para evitar mal cheiro ou proliferação de insetos. Além disso, as embalagens sujas são mais difíceis de reciclar e ainda atraem animais peçonhentos.

 

E OS DEMAIS DESCARTES?

Durante o serviço da coleta seletiva, higienização e denúncias de munícipes, um dos problemas mais comuns, é a forma incorreta do despojamento de móveis e outros materiais nas proximidades dos contentores, que não devem ser considerados pontos de descarte.

Para esse tipo de material, a coleta é realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, através do cronograma de limpeza urbana. O material para descarte deve ser colocado com um dia de antecedência, em frente à residência, para que a Prefeitura possa recolher.

 

Conteúdo Relacionado

Cronograma - Coleta Seletiva