20/05/2024 17:11:01
https://saae.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/31/

Saae realiza Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico O plano apresentou metas a serem cumpridas nos próximos 20 anos

Saae realiza Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico O plano apresentou metas a serem cumpridas nos próximos 20 anos
Por SAAE
28/02/2018 00:00:00

(Foto: SAAE)


A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) promoveram na manhã desta quarta-feira (28), a Conferência Final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Com a presença do vice-prefeito Silvio Fávero, vereadores, servidores municipais, representantes de entidades, especialistas da área e moradores luverdenses, o plano foi apresentado pela engenheira sanitarista júnior da UFMT, Camila Vacari, que destacou quais serão as metas a serem cumpridas nos próximos 20 anos. Os quatro eixos que o compõem o saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, águas pluviais e resíduos sólidos) receberam elogios e algumas ressalvas.

Segundo o Prof. MS. Rubem Mauro Palma de Moura, engenheiro sanitarista, coordenador operacional do PMSB e representante da UFMT, Lucas do Rio Verde possui um corpo técnico organizado e a elaboração do plano ficou de acordo com a necessidade do município.

“Com o trabalho integrado definimos toda a necessidade da cidade e conseguimos direcionar o plano. É importante frisarmos que para a saúde pública isso significa um grande avanço, pois quando se investe em saneamento básico, estamos realizando a medicina preventiva e diminuindo automaticamente o gasto com a medicina curativa”, destacou o professor.

O PMSB foi elaborado em 109 municípios de Mato Grosso. O Governo Federal por meio da Funasa e da Secretaria de Estado de Cidades (Secid-MT) investiram juntos R$ 9,7 milhões para os estudos, pesquisas e levantamentos do saneamento básico nas cidades orientadas. Estudantes e professores da UFMT participaram ativamente da elaboração do plano.

Raimundo Dantas, diretor do Saae, destacou que a definição do plano garantirá que a cidade tenha metas que serão cumpridas durante os próximos 20 anos.

“Mesmo com a troca de futuros gestores o trabalho terá que ser cumprido, pois o plano prevê ações prioritárias e outras que deverão ser executadas tanto a longo como a curto prazo. E nós já estamos adiantados nas frentes de trabalho como na água, esgoto e resíduos sólidos, isso sem dúvidas facilita no cumprimento do plano”, disse.

No fim do evento foi entregue ao Executivo e Legislativo o plano digitalizado e a minuta do projeto de lei.

O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos, que avalia o estado de salubridade ambiental, inclusive da prestação dos serviços públicos a ela referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico.

SAAE